Pesquisar neste blogue


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

****Detenções de Etarras****

Ontem


Dois membros da organização terrorista basca foram detidos pela GNR em Trás-os-Montes.

O furgão pertencente à ETA e interceptado, anteontem, sábado, próximo da cidade de Zamora pode ter saído de Portugal com os explosivos que continha, acredita a polícia espanhola. Dois etarras ligados ao caso foram detidos pela GNR em Trás-os-Montes.

Os dois presumíveis terroristas, um homem e uma mulher, foram interceptados em Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa. Garikoitz García Arrieta guiava um furgão alugado em França há dois dias quando foi mandado parar por uma patrulha da Guardia Civil na localidade espanhola de Bermilho de Sayago (Zamora), próximo da fronteira portuguesa.

Quando se viu encurralado e sob detenção iminente, sacou de pistola e roubou o carro da Polícia fugindo em direcção a Portugal. Dentro do veículo, ficaram cerca de dez quilos de um explosivo designado "PETN", do tipo militar, bidões, material para fabrico de engenhos explosivos, três armas de vários calibres, documentação falsa e matrículas francesas.

García Arrieta foi perseguido pela Polícia espanhola até bem no interior do nosso país (o que é possível ao abrigo de acordos europeus), mas acabaria por ser a GNR de Bragança a detê-lo, em Torre de Moncorvo, após ter disparado vários tiros de intimidação. O fugitivo estava desarmado e não ofereceu resistência. A sua companheira, que seguia num automóvel supostamente para avaliar a segurança do percurso, seria detida pouco depois, também pela GNR.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1466688

Sem comentários:

Enviar um comentário