Pesquisar neste blogue


sexta-feira, 23 de abril de 2010

Guarda Prisional tem menos poder que stewards

Os assistentes de recintos desportivos, vulgarmente conhecidos por stewards, "têm mais poderes legais" para actuar do que o Corpo da Guarda Prisional, lamentaram em Torres Novas, alguns dos participantes no Seminário Internacional sobre ‘Direitos Humanos e Execução de Penas’.


A acção dos guardas prisionais no interior das cadeias ficou mais definida com o novo Código de Execução de Penas, mas os problemas em actuar perante visitantes ou pessoas externas à prisão mantêm-se.

"Um guarda pode suspeitar de que um visitante transporta droga e pedir para fazer uma revista. Basta a pessoa desistir da visita e ir embora e fica a suspeita", referiu Manuel Gonçalves, chefe do Grupo de Intervenção dos Serviços Prisionais.

Embora o intendente da PSP Valente Gomes tenha concluído que a guarda prisional "é uma força de segurança", esta continua limitada por não ter o estatuto de órgão de polícia criminal.

http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=BDFC1842-0A58-4E14-A05F-AC275072150E&channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

3 comentários:

  1. como vai este pais...
    apouco tempo fui ao jamor ver o Chaves-porto, fui revistado por um stewards. Quando anda por aí uns espertos na materia a dizer que eles sao publico.
    Fica a pregunta para pessoas normais nao ha direitos?...
    Para quem lida com pessoas... tem que estar em conformidae com as leis.
    Como querem acabar com o crime dentro das cadeias...!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Nesta nossa sociedade cada vez mais violenta em relação aos diversos crimes que ocorrem verificamos que existe falta de meios e de adequação das leis a aplicar,no entanto fica a questão no ar "Quem faz a lei" penso eu que devido a casos de pessoas "VIP" vindos a público faz com que a Guarda Prisional tenha menos autoridade pois é do interesse de X essa Lei 115/2009, porque agora apos as penas do caso casa pia.
    A justiça é só para alguns porque com dinheiro se compra a inocência e porque demora tanto tempo... a ser condenados pelos seus crimes ,sera que são diferentes dos outros criminosos,a lei não é igual para todos.

    ResponderEliminar
  3. É realmente uma vergonha este nosso pais! Quando um individuo se encontra na rua a roubar, violar, matar e traficar, toda a gente diz" este gajo devia de morrer, e que lhe fizessem a ele todo o mal que ele fez as vitimas" contudo o mesmo individuo quando vai preso deixa de ser um filho da puta e passa a ser um coitadinho de um reprimido da sociedade... estou farto desta mentalidade de merda que tem muitos portugueses... pois no final quem se fode com a falta de poderes são os guardas prisionais não só por aturarem toda a merda da sociedade que mais ninguém quer aturar e por ter sempre indivíduos sempre atentos e apostos a foderem literalmente a carreira do guarda... Não vale a pena tentar lutar e trabalhar por gosto nas prisões portuguesas...

    ResponderEliminar